10 dezembro 2009

Jogo detonado: Zelda: The Minish Cap (GBA)




Como diria meu amigo @mausaldanha: “Chegamos aos créditos de Zelda: The Minish Cap!!!”.

Este que para mim foi fonte de muita diversão e uma bela dose de nostalgia, relembrar os bons tempos de jogatina de Super Nintendo foi demais!

The Minish Cap (O capuz minish), basicamente conta a historia de como Link (um garoto Picori), conseguiu seu famoso capuz verde, este que era usado por um Minish (raça de seres minúsculos, semelhante a gnomos/duendes), chamado Ezlo, que foi transformado num capuz pela magia do maligno Vaati.


Vaati é um Minish que roubou um capuz mágico que Ezlo tinha feito. Vaati utilizou esse poder e ficou incontrolável, e com isso, começou a tentar dominar toda a Hyrule, assim, Link vai em busca dos 4 elementos para aumentar o poder da espada minish,no caminho,ele encontra Ezlo transformado por Vaati,e os dois se unem para derrotar Vaati .

O jogo é um action RPG típico, no qual se deve obter itens chave para poder explorar todo o mapa, e assim conseguir os 4 elementos, e é nisso que está toda a graça de Zelda, pois é muito divertido ir a busca de nadadeiras para poder atravessar rios,lagos, conseguir botas que fazem link poder correr e aplicar certos golpes, conseguir elementos que aumentam o poder da espada,etc. No fim tudo isso é usado não só para avançar no jogo, mas no desenvolvimento da jogabilidade, que ao final do jogo oferece várias opções no combate e no avanço de cenário.

Cenário este que está muito bem desenvolvido, com os pontos clássicos de

Hyrule como a vila Kakarico, lago Hylia, Monte Crenel, etc.

Ao terminar de coletar os 4 elementos e infundir na espada, ela emite um raio que possibilita desfazer a magia de Vaati, que transformou Zelda em pedra. A batalha final contra Vaati acontece em 3 etapas, essas que na maioria das vezes cobra bastante habilidade para fugir de seus poderes e ataques, mesmo estando multiplicado por 4, (poder que a espada dá a link de se multiplicar e ter de 1 a 3 clones junto dele, por um determinado tempo). Derrotando Vaati, a maldição que ele tinha jogado sobre Ezlo (transformando-o em capuz) é quebrada, mas mesmo assim o castelo de Hyrule continua todo destruído e modificado pelo poder de Vaati. E assim o minish entrega o capuz mágico à Zelda e une seu poder com o dela (possuinte do poder da luz, tanto almejado por Vaati), e conseguem trazer tudo de volta ao normal.

Ezlo volta pelo portal que está prestes a fechar (este que só abre a cada 100 anos unindo Hyrule ao mundo Minish) e deixa para Link seu capuz verde como lembrança. E assim mais um clássico chega ao fim.

A seguir uma breve descrição dos items chave coletados durante o jogo.

Espada Minish: arma primária de Link. esta que pode ser infundida com o poder dos 4 elementos.


Escudo: defesa básica, também usado para refletir alguns ataques inimigos.



Arco e Flecha: arma de longo alcance, que é usada muitas vezes para acionar botões fora do alcance da espada.

Bombas: item usado para explodir pedras e paredes, além de causar um grande dano nos inimigos.


Boomerang: arma de longo alcance usado para paralizar inimigos.


Lamparina: usado para iluminar lugares escuros, acender lâmpadas e também queimar alguns inimigos e arbustos.


Botas de Pégasus: da a Link a habilidade de correr, inclusive sobre pântanos.


Jarro Aspirador: aspira objetos do cenário e também alguns inimigos.


Cajado de Pacci: é usado para virar e desvirar objetos e também para impulsionar um pulo mais alto de dentro de um buraco.

Garras: usada para cavar e abrir buracos nas paredes.


Ocarina do Vento: usada para se teletransportar para vários potos de Hyrule usando as cristas do vento.


Capa de Roca: permite a Link pular alto e planar por alguns estantes.



Frasco Vazio: serve para armazenar poções e fadinhas.



Anel de escalada: como o nome já propõe, da a Link habilidade de escalar no Monte Crenel.


Nadadeiras: da a Link a habilidade de nadar.



Braceletes da Força: permite Link quando transformado em Minish, arrastar objetos pesados e grandes.

E Enfim as famosas:

Kinstones: pedras que ao serem fundidas entre 2 pessoas, (cada um possuindo uma metade delas), abrem locais secretos, baús escondidos,etc.


E basicamente com esses itens é possível chegar ao final do jogo. Este que contém vários puzzles e passagens escondidas. Admito que travei em umas 4 partes do jogo, e fui obrigado a recorrer à detonados. Este que deixarei aqui o link, em formato de vídeo detonado. Segue a lista de vídeos.

Detonado Zelda The Minish Cap

Enfim , este é um jogo que vale muito a pena jogar, pra quem gosta de um bom action rpg e queira relembrar os bons e velhos tempos de A link to the past do saudoso Super Nintendo.

Nota: 9,0

2 comentários:

  1. Muito legal esse blog! Entre no meu: www.webpedro360.blogspot.com - tem reviews e algumas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Lighting up for the holidays is supposed to be fun, so don't just get lights that you can turn on; get lights that turn you on. Implementation of solar energy has environmental costs that may hamper its application on large-scale operations to reduce its impact. The LED light provides more light and less energy use.

    My web-site; Wandleuchten

    ResponderExcluir