28 abril 2009

Emuladores: Atari 2600 (PC)


É com grande alegria que venho inaugurar a seção de EMULADORES do blog, estes que muito fizeram minha alegria. Pois apesar de amar video-games, nunca possuí um quando criança. Então após me integrar com o PC, a primeira coisa que me dediquei foi em emular os jogos que tanto amei.

O primeiro contato que tive com video-games, foi com o ATARI 2600, comprado por um tio meu que morava no mesmo terreno que eu.
Fiquei maravilhado ao ver aquele joguinho rodando naquela tela de 14" preto e branco. Pra mim era o máximo, (meados de 1990).
Passava dias e dias jogando ENDURO, RIVER RAID, PITFALL, TRON. E vários outros cartuchos que emprestava da vizinhança.

Vamos aos dados técnicos do video game:

  • Bits: 8 bits
  • CPU: Variante do processador 6502 (Real: 6507)
  • Freqüência de operação: 1,19 MHz
  • Memória RAM: 128 Bytes
  • Memória ROM: 4 kB.
  • Resolução: 160x192 (NTSC) / 160x228 (PAL)
  • Cores: 128 cores no sistema NTSC, pouco menos no sistema PAL.
  • Som: 2 canais (cada um com um chip próprio)

E vejam só .. com TUDO ISSO de hardware, já fazia a alegria de muita gente da época. Hoje em dia realmente é dificil de jogar com aqueles pixels se movendo na tela. Tinha que ter muitaaaaaaaaaaaa imaginação mesmo.

Mas enfim, vamos ao que interessa. Pra quem quiser se aventurar e relembrar os bons tempos dos 8 bits. Aqui vou postar o melhor emulador de atari juntamente com 460 jogos.
O emulador é o Stella v1.1.3a , que emula muito bem o video game (hehe .. se nao conseguisse seria feio também).

Instruções de uso:

Descompacte o emulador
Abra o arquivo Stella.exe
Clique no botão OPTIONS
em ROM FILE PATCH escolha a pasta que contém as ROMS (lembrando que para ter uma rom, é necessário que se possua o cartucho original)
Marque a opção AUTO SELECT VIDEO MODE para extender o jogo para tela cheia.
Após feito isso é só reiniciar o emulador , que os jogos aparecerão lá.

Controles:

DIRECIONAIS = TECLAS SETAS DIRECIONAIS
BOTÃO = TECLA ESPAÇO.
START = TECLA F2



Nenhum comentário:

Postar um comentário